Milhares de servidores paralisam atividades no “Dia da Indignação” contra atraso e parcelamento de salários

Milhares de servidores tomaram as ruas do centro de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (03/08) em protesto contra parcelamento e atraso de salários. O “Dia da Indignação”, como foi chamado, teve paralisação no Centro Administrativo (Carf), onde concentrou-se a ação do Sintergs.

Em seguida, os servidores fizeram caminhada até o Palácio Piratini, onde uma comissão com as principais lideranças das entidades foram recebidas pelo Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi.

Após a paralisação desta segunda-feira, a direção do Sintergs percorrerá o interior do Estado. O objetivo é ouvir a situação dos servidores e mobilizar a categoria para próximos atos que estão sendo planejados, como forma de pressionar o Piratini a pagar a integralidade dos salários dos servidores, cumprir a legislação e as decisões judiciais. Serão visitadas as cidades de Pelotas, Santa Maria e Livramento, na terça-feira, quarta e quinta-feira (06/08).

Já na próxima semana, de 11/08 a 13/08, a direção dos Sintergs visitará os servidores das cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo e Ijuí. Em todas as cidades, haverá plenárias com servidores a partir das 14h.

Será encaminhado ainda material impresso para os servidores de cada secretaria. Ao servidor caberá distribuir os panfletos para colegas, familiares e amigos, servidores públicos ou não, como forma de esclarecer a situação deprimente em que se encontram os servidores públicos do estado que tiveram seus salários atrasados e parcelados.

Já no dia 18/08, haverá a grande mobilização de todas as categorias do serviço público estadual. Só o Sintergs espera reunir centenas servidores. A concentração ocorrerá no Monumento dos Açorianos, das 10h às 13h. Após, todas as categorias participarão da Assembléia Unificada dos Servidores.

Sintergs mobilizado no Carf

Sintergs mobilizado no Carf

Início caminhada rumo ao Palácio Piratini

Início caminhada rumo ao Palácio Piratini

Caminhada na avenida Borges de Medeiros

Caminhada na avenida Borges de Medeiros

1º Vice do Sintergs discursa em frente ao Palácio Piratini

1º Vice do Sintergs discursa em frente ao Palácio Piratini