Convocação dos aprovados em concurso é pauta de audiência da direção do Sintergs com SMARH

Convocação dos aprovados em concurso é pauta de audiência da direção do Sintergs com SMARH

smarh1

A convocação dos aprovados em concurso realizado pelo Estado em maio de 2014 para 240 vagas, sendo 226 para técnico científico e 14 de nível médio, além da atualização das promoções dos técnicos científicos que estão atrasadas foram as principais pautas abordadas com o Secretário Estadual de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos do RS, Edu Oliveira, com a direção do Sintergs. A audiência ocorreu nesta quinta-feira (12/02), no Centro Administrativo.

Desde o edital, em maio do ano passado, passaram-se mais de 240 dias. Já em relação às provas, passaram-se quase 150 dias e até agora não houve a homologação do concurso. O tempo é mais que o dobro do que levam normalmente para serem concluídos os concursos públicos no Estado do RS. As provas ocorreram em setembro de 2014. O concurso teve mais de 10 mil inscritos.

Na reunião, que teve a participação de uma comissão dos aprovados no concurso, o secretário Edu Oliveira explicou que o período eleitoral, a maior exigência de documentos para candidatos para vagas de deficientes físicos, além de uma liminar foram os motivos que atrasaram a finalização do concurso.

O maior problema, explicou, foi uma liminar na justiça obtida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) que contestou a separação que o Executivo Estadual fez no concurso para vagas de segurança do trabalho. A projeção é que nas próximas semanas o governo deva divulgar a lista dos aprovados no concurso.

No entanto, o secretário foi claro ao afirmar que o chamamento dos aprovados, bem como a atualização das promoções dos servidores técnicos científicos dependerá das condições financeiras do Estado. “Tudo vai depender dessa situação. Claro que nos precisamos de mais servidores concursados. São importantes para o funcionamento do Estado. E temos falta de pessoal. Mas temos que observar essa questão das finanças”, destacou.

A direção do Sintergs também cobrou o pagamento da Gratificação de Incentivo às Atividades Sociais Administrativas e Econômicas (Gisae), Criada no início de junho, a Gratificação de Incentivo às Atividades Sociais Administrativas e Econômicas (Gisae), que garante um acréscimo nos vencimentos de até 60% do salário básico e que deveria entrar na folha de pagamento de outubro dos técnicos científicos, não foi paga pelo Governo do Estado do RS para os servidores lotados na Educação, Saúde e para os inativos.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics