Entidades e parlamentares defendem a valorização dos fiscais agropecuários

Entidades e parlamentares defendem a valorização dos fiscais agropecuários

Entidades ligadas aos fiscais agropecuários e do serviço público estadual rejeitaram veementemente a tercerização na fiscalização agropecuária. O tema foi debatido durante audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, realizada na quinta-feira (02/07/2015).

Em sua fala, o presidente do Sintergs, Joanes Machado da Rosa, ressaltou que o fiscal agropecuária tem extrema importância, pois está diretamente ligada a saúde dos consumidores. Machado apelou ainda para que os parlamentares gaúchos pressionem o Governo do Estado para que os novos concursados para as vagas de fiscais agropecuários sejam chamados, proporcionando ainda mais estrutura na fiscalização.

O deputado estadual Gabriel Souza (PMDB), proponente do debate, destacou que objetivo do encontro foi trazer à Assembleia Legislativa um assunto que está diretamente relacionado ao dia a dia de todo cidadão brasileiro, que é a sanidade e a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal que a população consome. “A qualidade dos alimentos passa, muito, pelas mãos dos fiscais agropecuários, tanto estaduais quanto federais”, destacou o parlamentar.

O presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), Antônio Augusto Medeiros, ressaltou a importância da discussão, justamente no momento em que surgem questionamentos sobre o tamanho do Estado e a necessidade de qualificar os serviços de inspeção para atender as demandas dos mercados consumidores nacional e mundiais.

Ao fim da audiência, ficou decidido que ocorrerá o agendamento de audiências com o secretário de Agricultura do Estado, Ernani Polo, e com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, para tratar das questões que envolvem a defesa e inspeção de produtos de origem animal e vegetal, demandadas pelas entidades presentes no debate. Além disso, será protocolado requerimento de audiência pública para tratar do abigeato no Estado e prosseguir com a discussão sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics