Governo Sartori sofre derrota estrondosa na Assembleia Legislativa

Numa sessão tumultuada, os servidores públicos e entidades representativas resistiram e o Governo Sartori não conseguiu viabilizar o seu Regime de Recuperação Fiscal e o fim do plebiscito para privatização de estatais.

Em três dias de convocação extraordinária da Assembleia Legislativa, o Palácio Piratini não chegou perto de aprovar as propostas que estavam na pauta e sucumbiu. Nas galerias, os servidores públicos comemoraram.

Depois do fracasso no plenário, as atenções se voltam, agora, para a próxima terça-feira (06/02), quando termina o recesso parlamentar e os deputados estaduais voltam do recesso, inclusive, com novo presidente da AL, deputado Marlon Santos (PDT).

Derrotado de forma estrondosa, o Governo Sartori agora começa a perceber que não é o dono da verdade. Mais que isso, a população gaúcha começa a entender que há outras saídas para a suposta crise financeira.

“O Governador precisa começar a trabalhar. Até agora nada foi feito. Ele só atrasou salário e 13º de servidores. Ele só faz precarizar o serviço público, penalizando as pessoas do RS com cada vez menos serviços públicos. Até o momento, ele só fala que não tem dinheiro. Mas nós do Sintergs estamos provando que esse discurso é um embuste”, destaca o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier.

Numa estratégia de desconstruir o discurso do Governo e mostrar a realidade dos fatos, o Sintergs tem intensificado nos últimos meses campanhas que mostram que há saídas para os problemas do RS.

RS apresenta comprometimento com pessoal abaixo do limite exigido pela legislação

Empresários apelam para chantagem, ameaças e compra de votos

Sintergs pede esclarecimentos à Fazenda sobre balanços

Sintergs denuncia: Governo Sartori tinha recursos para quitar duas folhas do funcionalismo, em setembro

Além disso, o Sindicato tem denunciado reiteradas vezes os números sobre a situação financeira do Estado. Se por um lado o Governo Sartori critica o Sintergs, por outro não fornece, de forma clara e objetiva, o que preconiza ser a “realidade”.

Durante os três dias de sessão extraordinária da AL, inúmeros deputados estaduais se valeram dos dados pesquisados pelo Sintergs para desconstruir o discurso falacioso do Governo Sartori.

Próxima semana na AL

A partir da próxima semana, a primeira proposta a entrar em debate na AL será justamente a que autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal da União, que Sartori tentou aprovar nos últimos três dias, sem sucesso. O Sintergs estará mobilizado e trabalhando junto aos deputados para impedir.

Mas além do RRF, o Governo Sartori pretende aprovar as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que permitem a privatização ou federalização de CEEE, Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás sem a necessidade plebiscito. E para isso o Pratini não possue, pelo menos por enquanto, os votos necessários.

As dificuldades são grandes, pois para aprovar essas PECs o Governo precisa de 33 dos 55 votos. E pode-se dizer que há forte resistência dos deputados.