Orçamento do Estado para 2016 prevê apenas crescimento vegetativo da folha e entidades estão preocupadas com achatamento de salários

Orçamento do Estado para 2016 prevê apenas crescimento vegetativo da folha e entidades estão preocupadas com achatamento de salários

Integrantes da União Gaúcha em Defesa Previdência percorreram os gabinetes da Assembleia Legislativa, na terça-feira (25/06/2015), como forma de convencer os parlamentares integrantes da Comissão de Finanças a incluir uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias, aumentando a previsão de gasto com pessoal para 2016.

As entidades que representam os servidores públicos estaduais propõem reajuste de 8,17% para o grupo “Outras Despesas Correntes, Investimentos e Inversões Financeiras” e 11,41% para o grupo “Despesas com Pessoal e Encargos Sociais”. O índice de 8,17% equivale à inflação dos últimos 12 meses medida pelo IPCA.

Na LDO, elaborada pelo Executivo Estadual, há previsão de somente 3%, o que contempla apenas o crescimento vegetativo da folha de pagamento no serviço público estadual.

Deputado Silvana Covatti (PP) também recebeu demanda das entidade

Deputado Silvana Covatti (PP) também recebeu demanda das entidade

Para o presidente do Sintergs, entidade que integra a União Gaúcha em Defesa da Previdência, a emenda a LDO é de suma importância. De acordo com Joanes Machado da Rosa, os servidores terão seu salário corroído, tendo em vista que as previsões dão conta de aumento da inflação a cada mês.

Divulgado na quarta-feira (24/06/2015), o Banco Central elevou a projeção de inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) para o ano de 7,9% para 9,0%, maior valor desde 2003 (9,3%), acima do teto da meta, de 6,5%.

As entidades tiveram encontro com os deputados estaduais Marlon Santos (PDT), Frederico Antunes (PP), Tiago Simon (PMDB) e Silvana Covatti (PP), todos membros da Comissão de Finanças da AL.

Centro Administrativo

Após as reuniões da Assembleia Legislativa, o presidente do Sintergs junto com representantes do Sindispge foi até o Centro Administrativo verificar com os responsáveis o que ocorreu com um dos elevadores do prédio que, recentemente, despencou.

“Preocupados que estamos com os servidores, estamos atentos e fomos ao CAF verificar o que houve. Estamos tomando medidas para nos certificar que foi um fato isolado, conforme nos foi relatado pelos responsáveis pelo Centro Administrativo. Dessa vez, a sorte foi que não havia ninguém dentro do elevador”, salientou Joanes.

Um elevador do Centro Administrativo despencou do quarto andar no final da tarde de sexta-feira (19/06/2015). De acordo com a Brigada Militar, um cabo de aço rompeu e o elevador caiu. O acidente ocorreu por volta das 18h30. Não havia ninguém dentro do elevador. O Centro Administrativo reúne secretárias e demais órgãos do Estado.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics