Recebimento da GDEFA pelos servidores da extinta Fepagro é pauta de reunião entre direção do Sintergs e secretário da Agricultura

Recebimento da GDEFA pelos servidores da extinta Fepagro é pauta de reunião entre direção do Sintergs e secretário da Agricultura

A direção do Sintergs e representantes dos servidores da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) realizaram reunião com o secretário da Agricultura, Ernani Polo. Na pauta do encontro, que ocorreu na terça-feira (19/09), o recebimento da Gratificação de Estímulo à Defesa e ao Fomento Agropecuário (GDEFA) por parte dos servidores.

Com a extinção da Fepagro os servidores da Fundação passaram a integrar o quadro do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa (DDPA) da Secretaria.

Na oportunidade, o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, entregou ao secretário documentos que apresentam as justificativas quanto ao direito do recebimento da gratificação. A GDEFA é paga a todos os servidores que estão lotados na secretaria de Agricultura.

O secretario Ernani Polo se comprometeu em analisar os documentos e verificar junto a Procuradoria-geral do Estado (PGE) as possiblidades administrativas referentes à solicitação.

Estiveram presentes na reunião, além do secretário Ernani Polo e do presidente Sintergs, o Diretor de Assuntos Previdenciários e Saúde do Sindicato, Danilo Luiz Krause, os pesquisadores do DDPA, Alexander Cenci e Denise Kroeff, o Secretário Adjunto da Seapi, André Petri, e o Diretor Administrativo da Seapi, Carlos Carvalho.

Valorização dos fiscais agropecuários

Ao final do encontro, o secretario Ernani Polo questionou posição do Sintergs em relação a inspeção agropecuária. O presidente da entidade salientou que retirar a atividade de inspeção agropecuária, conforme aprovado pelo PL125/2017, diminui a atividade do servidor público, enfraquecendo a categoria.

Em contraponto, o secretário se comprometeu a valorizar a categoria, elevando para status de auditor os fiscais agropecuários, buscando equiparações vantajosas para esses servidores.

Varnier reiterou que o Sintergs está à disposição para ajudar qualquer movimento que esteja na direção de ampliar e fortalecer a categoria. O objetivo agora é, nos próximos meses, abrir um diálogo para iniciar tratativas sobre esse tema.

 

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics