Servidores abraçam Escola de Saúde Pública em protesto contra desmonte do Governo Sartori

Servidores abraçam Escola de Saúde Pública em protesto contra desmonte do Governo Sartori

Trabalhadores, servidores públicos, estudantes e residentes, realizaram um “abraçasso” na Escola de Saúde Pública RS. O objetivo do ato foi marcar posição contra a iniciativa do Governo Sartori que visa ao desmonte da formação em saúde pública, uma vez que com o PL181, já aprovado na Assembleia Legislativa, prevê a venda de imóveis do Estado, entre os quais o da ESP.

Servidores abraçaram ESP em protesto

Servidores abraçaram ESP em protesto

Segundo a psicóloga, servidora do Hospital Sanatório Partenon e associada do Sintergs, Silvia Perivolares, o objetivo do Governo Sartori é o enfraquecimento da função primordial do poder público. “Denunciar esse ataque é nosso papel enquanto servidores e cidadãos. Saúde e educação não são despesas, são investimentos”, destaca.

A manifestação, que ocorreu mesmo com forte chuva, na quinta-feira (17/11), teve o objetivo de marcar posição contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que tramita no Senado e estabelece um teto nos investimentos em saúde e educação no Brasil.

Já Marta Conte, psicóloga, servidora do HSP e associada do Sintergs, a ESP é um espaço de excelência na formação em saúde coletiva. “Não permitiremos que esse desgoverno destrua a ESP”, salienta.

Segundo o diretor do Sintergs, Elpídio Borba, o sindicato será sempre parceiro de todas as iniciativas que visem a manutenção dos

Abraço na Escola de Saúde Pública contra desmonte do Governo Sartori

Abraço na Escola de Saúde Pública contra desmonte do Governo Sartori

serviços públicos. “Acabar com a Escola de Saúde Pública, instituição com mais de 50 anos, uma referência na formação de profissionais para atuarem no SUS não será tarefa fácil. Resistiremos até as últimas consequências”, conclui o diretor.

Fátima de Barros Plein, Especialista em Saúde, psicóloga e componente da Comissão Organizadora do Evento, diz que a. Escola de Saúde Publica é uma instituição comprometida há décadas com a qualificação de trabalhadores da saúde nesse. estado. “Aliamos nossa luta a de todos os colegas servidores e à sociedade brasileira como um todo, que hoje enfrenta de pé criminosos ataques à democracia e às conquistas sociais. Não vamos ceder à pressão dos que tratam a saúde como mercadoria, seus trabalhadores como peças de uma engrenagem e seus usuários como números. Nossa história nos convoca à luta e nos fortalece. Todos pela ESP, todos pelo SUS”, ressalta.

Coordenadora do "Abraçasso" a Escola de Saúde Pública durante discurso

Coordenadora do “Abraçasso” a Escola de Saúde Pública durante discurso

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics