Sintergs denuncia nomeação de CCs pelo Governo Sartori enquanto salários dos servidores são parcelados

Sintergs denuncia nomeação de CCs pelo Governo Sartori enquanto salários dos servidores são parcelados

Em meio ao parcelamento e atraso dos salários dos servidores públicos do RS, o Governador José Ivo Sartori assinou a nomeação de 51 Cargos em Comissão, conhecidos como Cargo de Confiança ou CCs. A denúncia, que já repercute na imprensa, é do Sintergs. As nomeações dos 51 novos CCs foram oficializadas no Diário Oficial do Estado na edição de quarta-feira (05/08).

“Se a situação do Estado é como o Governador Sartori alardeia, porque razão aumentar o gasto da folha com CCs? Se está faltando servidores, então que nomeie os concursados que estão aguardando longo tempo”, questiona o presidente do Sintergs, Joanes Machado da Rosa.

Em junho, a Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) anunciou a homologação do concurso público realizado em 2014. Todavia, até hoje os aprovados no concurso público não foram chamados.

De acordo com o Sintergs, que fez o levantamento das nomeações de CCs, o Governo do Estado, popositalmente, espalhou todas as nomeações no Diário Oficial como forma de dificultar e mascarar a realidade das nomeações.

“Mais uma vez, o Governador José Ivo Sartori não está sendo sério com a sociedade gaúcha e, mais que isso, com os servidores públicos, que estão com seus salários parcelados, pagando juros de cartão de crédito e cheque especial e ainda por cima, de forma desrespeitosa, recebendo torpedo do Banrisul oferecendo crédito consignado”, salienta indignado o 1º Vice-presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier.

Cálculos do Sintergs indicam que o custo com essa leva de nomeações de Cargos de Confiança será de quase R$ 1 milhão por ano.

Só a Casa Civil nomeou 21 novos CCs. A segunda secretaria que mais recebeu CCs foi a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, com seis novos CCs, seguido da Secretaria Estadual de Justiça e da Secretaria de Cultura com quatro novos CCs cada uma. Outros CCs foram nomeados na FEPPS (1), Secretaria da Ciência e Tecnologia (2), Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (2), Uergs (1), Secretaria da Educação (1), Superintendência de Portos (1), Secretaria da Saúde (2), PGErs (3), Secretaria da Agricultura (2) e Gabinete do Governador (1).

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics