Sintergs participa de encontro sobre situação financeira do Estado

Funcionários públicos estaduais estiveram reunidos no dia de hoje (19/06) no Hotel Embaixador para discutir a situação financeira do Estado sob a ótica dos trabalhadores. O evento foi promovido por diversas entidades representativas dos servidores públicos, entre elas o Sintergs, em parceria com a União Gaúcha.

Para debater o tema, o Sintergs e a União Gaúcha troxeram a Porto Alegre o professor de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Nildo Ouriques, que palestrou nesta manhã. Também palestraram o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) José Celso Cardoso Jr. e o professor de Economia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Alberto Handfas.

A necessidade de reformas foi um dos pontos abordados pelos palestrantes. De acordo com José Celso Cardoso, parte da reforma do Estado depende de uma reorganização produtiva social e ambientalmente sustentável, induzida e ordenada pelo Estado. Já Alberto Hampfast, em sua análise sobre a realidade econômica brasileira, salientou a importância da união da classe trabalhadora para fazer frente ao ajuste fiscal proposto pelo governo federal. Segundo o professor, o primeiro semestre deste ano foi marcado por grandes lutas e por uma reunificação dos trabalhadores, movimento que começou no município de Rio Grande (RS) pelostrabalhadores que buscavam a manutenção de seus postos de trabalho frente à crise da Petrobrás.

O Diretor de Comunicação do Sintergs, Valdir Fiorentin, ressaltou a importância deste tipo de evento parar que se construam uma concientização de classe entre os servidores estaduais. A Diretora Ivone Peixoto salientou a importância do seminário para a união das entidades, para defender o que já foi conquistado e avançar. Durante a tarde, foi realizada uma plenária com os servidores e entidades presentes.