Votação da LDO sem reajuste para servidores deve ser votada em plenário da Assembleia Legislativa nesta semana

Votação da LDO sem reajuste para servidores deve ser votada em plenário da Assembleia Legislativa nesta semana

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016 (PL 177/2015), que não prevê reajuste para o funcionalismo público estadual, deve ser votada nesta semana no plenário da Assembleia Legislativa. Na quinta-feira (02/07/2015), a LDO foi aprovada por sete votos a quatro na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa e congela o salário dos servidores públicos estaduais.

Na sexta-feira (10/07/2015), representantes de sindicatos tiveram encontro com o presidente da Comissão de Finanças, deputado estadual Luis Augusto Lara (PTB), no parlamento gaúcho. Na ocasião, as categorias discutiram de que forma poderiam, em plenário, aprovar emendas que favoreçam os servidores. Se aprovada como está, a LDO prevê apenas 3% de correção nos vencimentos dos servidores.

No fim de junho, integrantes da União Gaúcha em Defesa Previdência, da qual o Sintergs faz parte, percorreram os gabinetes da Assembleia Legislativa como forma de convencer os parlamentares a incluir uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias, aumentando a previsão de gasto com pessoal para 2016.

A proposta das entidades que representam os servidores públicos estaduais era de reajuste de 8,17% para o grupo “Outras Despesas Correntes, Investimentos e Inversões Financeiras” e 11,41% para o grupo “Despesas com Pessoal e Encargos Sociais”. O índice de 8,17% equivale à inflação dos últimos 12 meses medida pelo IPCA.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics