Diretora do Sintergs participa de reunião sobre a PEC 555 com o ministro da Previdência Social

Diretora do Sintergs participa de reunião sobre a PEC 555 com o ministro da Previdência Social

Representantes das entidades afiliadas ao Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto MOSAP), do qual o Sintergs faz parte, tiveram reunião com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, nesta terça-feira (18/4), em Brasília. A diretora de Assuntos Previdenciários e Saúde do Sintergs, Raquel Fiori, participou do encontro, que teve como objetivo buscar o apoio do ministro no trâmite e aprovação da PEC 555. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006 extingue a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas.

“Necessitamos o fim da taxação para todos os aposentados e pensionistas, pois este dinheiro auxiliará nos cuidados necessários à saúde e na qualidade de vida dos mesmos”, relatou Raquel. A dirigente ressaltou que o impacto financeiro da medida não chegará a 3% da receita previdenciária.

Edison Haubert, presidente do MOSAP, disse a Lupi que o objetivo do instituto é que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, coloque esta pauta em discussão na casa. O dirigente também pediu que o ministro seja um interlocutor positivo junto ao governo.

Carlos Lupi, que também é aposentado, declarou ser favorável à PEC 555. O ministro sugeriu que o MOSAP busque apoio junto ao líder do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados, Felipe Carreras (PSB) e, em paralelo, converse com os líderes de outros partidos do governo, como o deputado Zeca Dirceu (PT).

No encontro, os representantes do Instituto Mosap expuseram as principais dificuldades enfrentadas pelos aposentados e pensionistas, como a defasagem nos valores dos proventos, a falta de reajuste adequado e a insegurança jurídica em relação aos seus direitos.

Fotos: Hugo Pimenta e Liliana Soares

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics