Ato em defesa do IPE Saúde marca retomada de mobilização unificada de servidores no RS
Cerca de 3 mil pessoas participaram de ato estadual unificado em defesa do IPE Saúde e por revisão geral dos salários do funcionalismo na manhã desta quarta-feira (26/4), em Porto Alegre. Após concentração e discursos de lideranças da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP) na sede do instituto, os trabalhadores saíram em caminhada até o Palácio Piratini. Durante o trajeto, o protesto parou na Secretaria da Educação.
“Hoje é o início de uma nova grande mobilização dos servidores públicos contra a política do governo Eduardo Leite e sua base aliada, que arrocha os servidores, estrangula os de baixo para facilitar os de cima”, disse o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, em seu discurso em frente ao Palácio. Conforme o dirigente, os servidores públicos seguirão unidos na luta pelo IPE Saúde solidário.
O Sintergs, que integra a FSP juntamente com outros 15 sindicatos e associações, teve adesão de servidores da Capital e do Interior nesta grande mobilização. Além dos dirigentes do sindicato, participaram do ato associados da ativa e aposentados de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Livramento, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz e Santa Rosa.
Para ilustrar as dificuldades que o funcionalismo vem enfrentando, foi realizado ato simbólico com carrinhos de supermercado mostrando o impacto no poder de compra dos servidores de 2014 a 2022. Em 2023, a defasagem salarial chega a 60%, mesmo com os 6% de reposição concedidos no ano passado. Basta de arrocho, governador. Chega de injustiça!
Texto e foto: Bruna Karpinski
Atenção: O Sintergs forneceu atestado para os associados que participaram do ato.
Clique aqui para baixar o ofício encaminhado pelo sindicato ao governo do Estado informando sobre a mobilização da Frente dos Servidores Públicos do RS realizada nesta quarta-feira (26/4).
Compartilhe: