Diretores do Sintergs acompanharam associadas em audiência sobre assédio moral

Diretores do Sintergs acompanharam associadas em audiência sobre assédio moral

Representantes do Sintergs acompanharam duas associadas da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em audiência sobre assédio moral na Superintendência do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul. A sessão ocorreu na segunda-feira (19/6), e contou com a participação do superintendente Claudir Nespolo e dos auditores fiscais do trabalho Sérgio Garcia e Gerson Soares. Do Sintergs, estavam presentes os diretores de Assuntos Regionais e Setoriais, Nelcir André Varnier, e de Assuntos Funcionais e Qualificação Técnica, Humberto Periolo.

O objetivo, além de acompanhar as colegas médicas Rosângela Dornelles e Juliana Ghisleni, foi buscar apoio e orientações dos auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Temos de combater o assédio moral no serviço público estadual, situação que é muito comum nos espaços de trabalho. Para isso, precisamos buscar subsídios para tratar o tema com o máximo cuidado”, afirma Varnier. O dirigente relata que denúncias sobre relações interpessoais inadequadas são praticamente diárias, principalmente na relação de chefias com os associados. 

A orientação do sindicato é que o servidor denuncie caso se sinta vítima de assédio moral e, quando for possível, ingresse com ação jurídica pecuniária para reparar o dano. Periolo reforçou que o sindicato está à disposição dos associados para o enfrentamento dessas situações. “Basta nos procurarem que não mediremos esforços em resolver este problema”, afirmou o diretor.

Nespolo colocou a estrutura da superintendência à disposição, mas destacou as limitações legais de atuação do órgão, visto que os tribunais e a legislação que regem o serviço público e a iniciativa privada são diferentes.

Foto: Divulgação Sintergs

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics