Superintendente da Saúde no RS recebe diretoria do Sintergs
Nesta quarta-feira (30/8) a diretoria do Sintergs reuniu-se com a superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste de Souza da Silva. No encontro, que ocorreu na superintendência do Ministério da Saúde no RS, em Porto Alegre, o sindicato pediu apoio para duas demandas dos servidores estaduais.
O presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, e a diretora do sindicato Angela Antunes falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST) do governo do Estado. A precarização devido à falta de servidores tem impacto negativo na vida dos servidores públicos.
“A desestruturação do setor, bem como do IPE PREV, tem acarretado na demora das análises das perícias dos processos de conversão de tempo insalubre dos trabalhadores”, disse Angela. Servidores das secretarias da Agricultura, da Saúde e de outras pastas que têm esta gratificação ficam meses e até anos aguardando a tramitação, sem resposta ou conclusão.
Os dirigentes também falaram sobre a dificuldade de liberação dos pais e das mães responsáveis por crianças com deficiência, em especial os autistas, que têm direito à redução da carga horária sem prejuízo no salário. A falta de servidores impacta nestas situações, pois os pedidos ficam por tempo indeterminado aguardando análise e perícia .
Na reunião, o Sintergs informou que o Estado vem descumprindo a legislação nas duas situações apresentadas. A superintendente informou que passará a participar das reuniões do Conselho Estadual de Saúde, onde há representação do Estado e demandas como estas podem ser tratadas.
Foto: Superintendência Mapa/RS
Compartilhe: