Precatórios: BID está autorizado a liberar empréstimo de 500 milhões de dólares

Precatórios: BID está autorizado a liberar empréstimo de 500 milhões de dólares

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está autorizado a celebrar o contrato com o Estado do Rio Grande do Sul para conceder financiamento no valor de 500 milhões de dólares, quantia que deve ser destinada ao pagamento de precatórios. A notícia foi obtida pelo Sintergs junto a fontes seguras, que informaram que o recurso já está disponível, faltando apenas a assinatura do contrato.

“O sindicato está atento às informações sobre os pagamentos dos precatórios e atuando para que os aposentados recebam o mais rápido possível e possam usufruir. Sabemos que o montante está para sair a qualquer momento e vamos cobrar celeridade”, relata o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros. O sindicato irá solicitar ao governo Eduardo Leite informações sobre o recurso e cobrar os pagamentos.

Para o primeiro ano, está previsto o empréstimo de 249,7 milhões de dólares. No segundo ano, são 124,4 milhões e, no terceiro, 125,9 milhões de dólares. Na proposta de empréstimo do BID, consta a criação de um Plano de Pagamento de Precatórios (PPP) para quitar o estoque integral de precatórios até 2029. Conforme consta na justificativa, o objetivo é mitigar a criação de novos precatórios.

Atualmente, o estoque de precatórios do Rio Grande do Sul é de cerca de R$ 17 bilhões, conforme noticiado pela imprensa.

Foto: Imagem de jcomp no Freepik

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics