Pressão dos sindicatos faz Câmara aprovar projeto mais brando de renegociação da dívida dos Estados

Pressão dos sindicatos faz Câmara aprovar projeto mais brando de renegociação da dívida dos Estados

O texto-base do PLC 257/2016 – que renegocia a dívida dos estados com União Federal – foi aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (11/08). Devido a pressão dos servidores públicos, uma versão mais branda foi aprovada, ainda assim trazendo prejuízos para o funcionalismo, já tão atacado, principalmente no RS.

De acordo com o que foi votado, os Estados terão como principal exigência por parte da União não ampliar as despesas correntes além da inflação pelo período de dois anos.

A medida reflete uma derrota do Governo de Michel Temer, uma vez que o texto original exigia, por exemplo, que os estados abrissem mão de conceder reajustes salariais por dois anos.

No início da semana, direção do Sintergs esteve em Brasília (DF) e cumpriu intensa agenda junto aos parlamentares da bancada gaúcha, como forma de pressionar contra o projeto de lei complementar de rengociação da dívida dos estados.

No entendimento do Sintergs, a dívida do Estado do RS com a União Federal já foi paga. Além disso, para o sindicato, o PLC 257 não é resolutivo. Trata-se, tão somente, de uma medida paliativa para dar um ilusório fôlego à dívida do RS. Além disso, visa a prejudicar os servidores do executivo como contrapartida para viabilizar a renegociação.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics