MP poderá juntar em ação civil pública documentos obtidos pelo Sintergs que indicam possibilidade de haver saldo nas contas do Estado

MP poderá juntar em ação civil pública documentos obtidos pelo Sintergs que indicam possibilidade de haver saldo nas contas do Estado

O Sintergs entregou ao Ministério Público do RS seu estudo que aponta mais de 140 contas do balancete do Estado que apresentam saldo positivo superior a R$ 2,5 bilhões. A audiência ocorreu nesta quarta-feira (30/11) com o Promotor de Justiça Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Porto Alegre.

A diretoria do Sindicato forneceu ao promotor uma série de documentos que indicam a possibilidade de haver saldo nas contas do Governo, que não justificariam o não cumprimento das obrigações nos prazos legais, principalmente em relação ao salário em dia do funcionalismo e reposições inflacionárias como determina a lei.

Durante a reunião, o Promotor de Justiça Nilson de Oliveira Rodrigues Filho disse que os documentos entregues pelo Sintergs poderão ser juntados no inquérito civil 10/2016.

O objetivo do Sintergs é colaborar com o MP na ação civil pública que acusa a Secretaria Estadual da Fazenda de sonegar dados e documentos solicitados pelo MP e Tribunal de Contas do Estado em relação às isenções fiscais concedidas às empresas. A ação pede, por exemplo, que a Fazenda libere a relação de todas as empresas com incentivos fiscais.

O Ministério Público ingressou com Ação Civil Pública, na segunda-feira (28/11), para que o Governo do Estado libere todas as informações referentes às contas públicas. Há pedido de liminar que, segundo o promotor, deve-se ao pacote do Governo Sartori enviado à Assembleia Legislativa e quem tem relação direta com o que o Estado arrecada ou deixa de arrecadar.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics