Sintergs prestigia ato em comemoração aos 29 anos de atuação da Fessergs

Sintergs prestigia ato em comemoração aos 29 anos de atuação da Fessergs

O Sintergs participou na quarta-feira (22) da audiência comemorativa aos 29 anos da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Fessergs). O evento, que ocorreu no Espaço de Convergência reuniu dirigentes sindicais, parlamentares e especialistas em direito para debater um tema que tem mobilizado a categoria: a proposta de reforma da Previdência do atual governo.

A principal atividade da audiência foi a palestra do ex-ministro da Previdência Jair Soares, que é filiado ao Sintergs. Ele reforçou a opinião de que o problema do sistema de seguridades social adotado no Brasil é o desvio de recursos pelo governo federal, por meio do instrumento da Desvinculação das Receitas da União (DRU).

Soares defendeu o sistema solidário de repartição e criticou a proposta de capitalização sustentada pelo governo. Sem garantia pública, argumentou ele, o trabalhador, transformado em poupador compulsório, ficará à mercê da saúde do sistema financeiro. O ex-ministro lembrou que o regime proposto pelo ministro Paulo Guedes naufragou no Chile, onde 20 dos 22 fundos previdenciários privados criados com a reforma quebraram.

“Dizer que o país vai falir se não fizer a reforma é um absurdo. Porque a Previdência é uma seguradora, não tem dinheiro público. O dinheiro que entra da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos municípios, é do empregador, complementa a parte do empregado. Querem fazer a reforma a qualquer preço, o interesse pela capitalização é por que as empresas, Estados, municípios e União não vão mais contribuir. Somente o empregado”, disse.

Soares é servidor público aposentado do Estado e associado do Sintergs, tendo atuado junto à Secretaria de Obras Públicas. Foi um dos responsáveis pela criação da Lei 8.186/1986, que estabeleceu o quadro dos Técnico-Científicos do Estado – recentemente alterado para Analistas. Também presidiu a comissão especial que analisou o projeto de reforma da Previdência proposto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Crítico da proposta, conseguiu adiar a votação com o apoio centrais sindicais e da oposição.

O presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, representou o Sindicato na cerimônia, que teve também a abertura de uma exposição de fotos sobre a atuação da Fessergs em defesa do serviço público estadual. Também participou da audiência o presidente da Federação, Sérgio Arnoud.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics