Evento patrocinado pelo Sintergs na Expointer debateu agroecologia e sustentabilidade

Evento patrocinado pelo Sintergs na Expointer debateu agroecologia e sustentabilidade

O professor e ecologista Sebastião Pinheiro foi o convidado especial do debate Agroecologia e Sustentabilidade, encontro promovido pelo Sintergs em conjunto com outras entidades que ocorreu nesta segunda-feira (26) no auditório da Federacite, na Expointer. Pinheiro, um dos maiores especialistas mundiais no tema da agroecologia, criticou duramente o modelo concentrador do agronegócio, a quem acusou de não produzir alimentos. “A desterritorialização, que é a concentração produtiva em umas poucas culturas, tem nos levado a depender de quatro grandes empresas que não produzem alimentos, mas commodities negociadas em mercados internacionais”, disse o ambientalista.

O debate foi mediado pelo diretor do Sintergs Danilo Krause e contou, além de Pinheiro, com a participação do fiscal agropecuário José Cléber de Souza, do Ministério da Agricultura. Autor do clássico “Agroecologia 7.0”, Pinheiro destacou na sua fala que será preciso recuperar a noção de agricultura para garantir a subsistência saudável das gerações futuras.  “Perdemos a noção do que era vida, do que era solo, do que era agricultura. Então, temos que começar a recuperar algumas coisas antes de fazer agroecologia”, refletiu.

Responsável pelo Programa Pró-Orgânico e secretário-executivo da Comissão da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul, Souza destacou que a região é a que tem o maior número de produtores orgânicos do país, embora as políticas públicas voltadas ao setor, no momento, estejam indefinidas. “É importante trazer este debate para dentro de um evento como a Expointer. Já foi assim, um tempo atrás, quando a agricultura familiar ainda não participava da feira”, lembrou Antonio Augusto Medeiros, presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) e diretor do Sintergs.

A atividade foi apoiada também pela Associação dos Servidores de Ciências Agrárias do RS (Assagra), Associação dos Servidores de Pesquisa Agropecuária no RS (Assep), Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento (Seasop) e Associação Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa).

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics