Ato em defesa do IPE Saúde marca retomada de mobilização unificada de servidores no RS

Ato em defesa do IPE Saúde marca retomada de mobilização unificada de servidores no RS

Cerca de 3 mil pessoas participaram de ato estadual unificado em defesa do IPE Saúde e por revisão geral dos salários do funcionalismo na manhã desta quarta-feira (26/4), em Porto Alegre. Após concentração e discursos de lideranças da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP) na sede do instituto, os trabalhadores saíram em caminhada até o Palácio Piratini. Durante o trajeto, o protesto parou na Secretaria da Educação.

“Hoje é o início de uma nova grande mobilização dos servidores públicos contra a política do governo Eduardo Leite e sua base aliada, que arrocha os servidores, estrangula os de baixo para facilitar os de cima”, disse o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, em seu discurso em frente ao Palácio. Conforme o dirigente, os servidores públicos seguirão unidos na luta pelo IPE Saúde solidário.

O Sintergs, que integra a FSP juntamente com outros 15 sindicatos e associações, teve adesão de servidores da Capital e do Interior nesta grande mobilização. Além dos dirigentes do sindicato, participaram do ato associados da ativa e aposentados de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Livramento, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz e Santa Rosa.

Para ilustrar as dificuldades que o funcionalismo vem enfrentando, foi realizado ato simbólico com carrinhos de supermercado mostrando o impacto no poder de compra dos servidores de 2014 a 2022. Em 2023, a defasagem salarial chega a 60%, mesmo com os 6% de reposição concedidos no ano passado. Basta de arrocho, governador. Chega de injustiça!

Texto e foto: Bruna Karpinski

Atenção: O Sintergs forneceu atestado para os associados que participaram do ato.
Clique aqui para baixar o ofício encaminhado pelo sindicato ao governo do Estado informando sobre a mobilização da Frente dos Servidores Públicos do RS realizada nesta quarta-feira (26/4).

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics