Diretora do Sintergs busca apoio de deputado contra cobrança previdenciária de aposentados

Diretora do Sintergs busca apoio de deputado contra cobrança previdenciária de aposentados

Representantes do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto MOSAP) reuniram-se com o deputado federal Afonso Motta (PDT), dando sequência à busca de apoio para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006. No encontro, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (19/6), no escritório do parlamentar em Porto Alegre, o Sintergs foi representado pela diretora de Assuntos Previdenciários e Saúde do Sintergs, Raquel Fiori.

A PEC 555 propõe a extinção da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas ao revogar o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003. No encontro, os dirigentes das entidades afiliadas ao MOSAP sugeriram a realização de uma audiência pública para discutir com a sociedade sobre a taxação. Solicitaram, ainda, apoio junto ao Congresso para que a PEC seja colocada em votação.

O deputado se mostrou favorável à demanda e informou que conversará com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para verificar a melhor forma de encaminhar o tema junto aos demais deputados e senadores. Em abril, representantes do Instituto MOSAP, incluindo a diretora do Sintergs, conversaram com o ministro Lupi, que declarou apoio à PEC 555.

Os estados podem aderir ou não à taxação. No Rio Grande do Sul, o governo Leite instituiu a cobrança dos aposentados e pensionistas no início da pandemia para aumentar receita e poder aderir ao Regime de Recuperação Fiscal.“Os aposentados estão pagando novamente por valores já quitados enquanto estavam ativos. E, agora, o governo ainda quer aumentar a contribuição do IPE Saúde”, afirma Raquel.

Foto: Arquivo pessoal / Raquel Fiori

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics