Diretoria do Sintergs retoma negociação com PGE sobre compensação de greve de aposentados
A Diretoria do Sintergs retomou negociação com a Procuradoria-geral do Estado (PGE) sobre a compensação dos dias de greve de servidores de nível superior aposentados. Na tarde desta segunda-feira (28/10), diretores do Sindicato e o corpo jurídico da entidade realizaram reunião com representantes da PGE.
Cerca de 30 servidores aposentados e licenciados estão aguardando esta definição para compensar os dias paralisados entre 2019 e 2020 e reverter a perda salarial e de direitos.
“Parece claro que teremos outras calamidades como a pandemia de COVID-19 e os recentes alagamentos de maio de 2024. Porque não utilizar a força de trabalho dos aposentados para atuar nessas áreas nessas demandas específicas e que demandam grande força de trabalho? O verão está chegando e novamente enfrentaremos a dengue. Certamente, haverá campanha e operações de combate a esse problema. Ao mesmo tempo, faltam profissionais na Secretaria Estadual da Saúde do RS. Os aposentados poderiam ser utilizados”, salienta Maria Aparecida Ferreira Frozza, Diretora de Assuntos Regionais e Setoriais do Sinetrgs.
Durante a audiência, foram discutidas saídas para a compensação dos dias parados. Para o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, outras corporações já aproveitaram servidores aposentados, como os da Brigada Militar que, recentemente, a partir de um programa do Governo do Estado, foram chamados para trabalhos internos.
“A possibilidade existe. Há saídas e a parte positiva é que reestabelecemos o diálogo com a PGE e cremos que uma saída para essa questão seja possível. Todavia, não descartamos entrar na justiça com uma ação e buscar os direitos dos nossos associados que tiveram perdas”, adianta o presidente do Sintergs.
Compartilhe: