Dívida pública, e não Previdência, é a vilã das contas públicas, diz especialista no Sintergs

Dívida pública, e não Previdência, é a vilã das contas públicas, diz especialista no Sintergs

O Sintergs promoveu na terça-feira (23) a palestra “Reforma da Previdência: os impactos sobre os aposentados e pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul”, às 14h, com o auditor fiscal Josué Martins. O evento lotou o auditório do Sindicato e se estendeu por mais de três horas, com intensa participação de aposentados.

Presidente da CEAP Sindicato e coordenador geral da Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Martins explicou que o problema das contas públicas é a dívida ativa da União, e não o suposto déficit previdenciário. “Se analisarmos o gráfico da dívida pública do país, fica claro que o maior problema do Brasil é esse, não é a Previdência. O valor da dívida não é auditado, e para honrar essa dívida não houve e não há restrição de gastos”, criticou.

Além disso, segundo Martins, a PEC 95/2016 só impôs teto de gastos para investimentos na população, como em educação, saúde e segurança, mas não para o sistema da dívida da União, que beneficia apenas o sistema financeiro. A solução, de acordo com sua avaliação, é conter essa sangria. “Do contrário, o sistema da dívida continuará crescendo e drenando os recursos da população brasileira”, disse.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics