IPE Prev também está preocupado com evasão de profissionais do Executivo e aponta reestruturação como saída

IPE Prev também está preocupado com evasão de profissionais do Executivo e aponta reestruturação como saída

A reestruturação do quadro de analistas e especialistas, representados pelo Sintergs, é também importante para o IPE Prev. A afirmação é do Diretor-Presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul, Procurador José Guilherme Kliemann, que recebeu a diretoria do Sintergs para audiência, nesta quarta-feira (21/02), à tarde.

“Essa questão que vocês nos trazem e que têm levado para as diversas secretarias é também bastante importante para o IPE Prev. Os aposentados serão levados em consideração e o Governo conhece o problema. A trajetória que estávamos indo seria inviável. Agora, já é diferente depois da reforma que fizemos. Será necessário prestigiar as carreiras sob pena do Estado ficar inviabilizado e, por consequência, a previdência. Vale destacar que esse pleito do Sindicato é o mesmo do IPE Prev. A reestruturação é importante para atrair profissionais, ainda mais que na faixa profissional que o Estado precisa não há desemprego, o que agrava a situação somado ao índice de natalidade que vem caindo sensivelmente”, afirmou Kliemann.

O Sintergs tem sustentando que o Governo precisa reestruturar as carreiras e proporcionar uma valorização salarial sob pena de a gestão, muito em breve, ficar inviabilizada, sem profissionais interessados em seguir a carreira pública no Poder Executivo do RS, prejudicando os governantes.

Nos últimos dois anos, só o IPE Prev perdeu quase 70% dos profissionais nomeados no último concurso para outras carreiras públicas. Segundo o IPE Prev, esse é um dos motivos que tem prejudicado e demorado na análise de processos, como a conversão do tempo especial para aposentaria, uma das demandas apresentadas pelo Sintergs.

“Por outro lado, estamos preocupados com os aposentados. Por isso estamos aqui. Nossa preocupação é que os aposentados fiquem de fora da reestruturação e isso não pode ocorrer”, salientou o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics