Lançada Frente Gaúcha em Defesa da Previdência
Ocorreu nesta sexta-feira (15) a primeira reunião da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência, grupo que congrega entidades de classe do Rio Grande do Sul para lutar pela manutenção do direito à aposentadoria e à seguridade social.
A formalização da Frente foi firmada na sede do Sindifisco e teve a participação do vereador Airto Ferronato (PSB). Fazem parte do grupo a Anfip, Sindifisco/RS, Ajuris, Sindispge/RS, CGTB/RS, Unacon, Apmpa, Agafisp, Abojeris, Sintergs, Sindisprev/RS, CMB, ASJ/RS, Afisvec e Agacor.
Outras entidades, como Agitra, Sindireceita, Sindifisco Nacional, Anasps, Fetapergs, Aiamu, Apergs, Anpprev, Sinprofaz, Sindfaz e Ugeirm, também se integraram à Frente. Na reunião, o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, fez uma analogia da proposta da reforma da Previdência com a reforma trabalhista ocorrida no governo Temer.
“Esses que defendem a reforma nos moldes como está agora são como trapaceiros, pois foi a mesma estratégia utilizada na reforma trabalhista: prometeram que geraria emprego, mas quase dois anos depois de sua aprovação o desemprego continua em níveis absurdos”, comparou.
Nelcir, que também é presidente estadual da CGTB, sugeriu a criação de um comitê de comunicação tática junto à Frente para combater a atual “guerra de comunicação” que está sendo promovida pelo governo, com o intuito de tornar mais palatável as mudanças nas regras de aposentadoria.
As primeiras deliberações da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência são as seguintes:
- Integrar outros movimentos sociais, centrais sindicais e entidades representativas à agenda da Frente;
- Promover reuniões, painéis, seminários e outros eventos de esclarecimento, debate e mobilização;
- Unificar calendário de mobilização e incentivar a participação de trabalhadoras, trabalhadores e estudantes;
- Articular trabalho parlamentar com os 31 deputados federais do Rio Grande do Sul, focado nos partidos da atual base governista;
- Criar um Comitê de Comunicação Social, integrado por Sindifisco/RS, Ugeirm e Sintergs.
O calendário inicial de atividades prevê a seguinte programação:
20/2 – Assembleia Nacional dos Trabalhadores – São Paulo – promovido pelas centrais sindicais do país.
11/3 – 9h30 – Reunião da Frente Gaúcha – Sede do Sindifisco/RS.
15/3 – 9h30 – Audiência Pública na Câmara Municipal de Porto Alegre – a confirmar o local
20/3 – 9h – Lançamento da Frente Nacional em Defesa da Previdência, no Auditório Nereu Ramos – Anexo II – Câmara dos Deputados – Brasília (DF).
Compartilhe: