Nota de esclarecimento sobre desconto do Imposto de Renda no contracheque
O Sintergs está recebendo contatos de servidores com questionamentos sobre os descontos no contracheque do mês de junho. Em função da falta de esclarecimentos por parte do governo, o sindicato informa seus associados que o salário veio com desconto retroativo do Imposto de Renda (IR), o que lamentavelmente corroeu a mísera reposição de 6%. Confira, abaixo, como é feito o cálculo.
A tabela de IR é aplicada sobre o valor total que o servidor recebe dentro de um mês. Em junho, foram geradas duas folhas: a do aumento retroativo, em 1º de junho, onde não foi descontado IR, e a da folha de pagamento regular. Com a geração do contracheque do salário deste mês, incluindo a folha suplementar, foi somado tudo que o servidor recebeu em junho e aplicada a tabela de IR conforme a faixa salarial. Por isso, o aumento do desconto do IR acabou absorvendo o aumento esse mês.
“Deveria ser papel do governo do Estado fazer estes esclarecimentos. No entanto, o que observamos é a falta de informações nos canais oficiais”, comenta a diretora do Sintergs Angela Antunes.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe: