Novembro Antirracista Unificado terá mais de 45 atividades

Em novembro, o Rio Grande do Sul terá dezenas de atividades que celebram o Dia da Consciência Negra (20/11) e fortalecem a luta contra o racismo. Até agora, já são 45 programações previstas para o mês em Porto Alegre, Região Metropolitana e Interior do Estado. As atividades integram o calendário do Novembro Antirracista Unificado, que está sendo construído com movimentos sociais, coletivos e entidades sindicais em reuniões semanais, como a que ocorreu nesta quinta-feira (27/10), no auditório do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs). O encontro reuniu mais de 60 pessoas – 20 participaram presencialmente e outras 40 pela internet. A pauta central foi a Marcha Independente Zumbi Dandara, que tradicionalmente é realizada na Capital.

O Sintergs é uma das mais de 40 entidades que integram a organização do Novembro Antirracista Unificado. A cada encontro, o calendário de atividades é ampliado. Esta semana, o sindicato incluiu na programação uma roda de conversa sobre mulheres negras, racismo e a saúde mental, que contará com painelistas das áreas de educação, cultura e saúde ligadas ao funcionalismo e a movimentos sociais. Também haverá ações dentro de quilombos urbanos, debates sobre comunicação e educação antirracista, saúde do povo negro, ancestralidade, cultura e territorialidade. O calendário prevê, ainda, programações gastronômicas e atividades como lançamentos de documentário e livro, shows e sarau poético.

Representantes de movimentos sociais e sindicais que têm interesse em se somar à mobilização podem entrar em contato com Luiz Mendes pelo telefone (51) 997392607. O próximo encontro será realizado na quinta-feira (3/11), às 19h, em local a ser definido.

Foto: Bruna Karpinski