Núcleo do Sintergs em Cachoeira do Sul distribui rosas para mulheres associadas no Dia Internacional da Mulher
Na última quinta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, o Núcleo do Sintergs em Cachoeira do Sul distribuiu rosas para as associadas do Sindicato na região. A ação repercutiu na imprensa local, no jornal O Povo.
Dezenas de mulheres foram agraciadas com uma rosa no seu local de trabalho, como forma de marcar a homenagem que a data histórica pede.
Dia Internacional da Mulher
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito de voto.
Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.
Já em 25 de março de 1911, incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que matou 146 trabalhadores (125 mulheres e 21 homens), na maioria judeus, fortaleceu ainda mais a criação do Dia Internacional da Mulher.
A fábrica que incendiou empregava 600, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, entre 13 e 23 anos. Uma das consequências da tragédia foi o fortalecimento do Sindicato Internacional de Trabalhadores na Confecção de Roupas de Senhoras, conhecido por sua sigla inglesa ILGWU.
De acordo com a acadêmica Eva Blay, “muito provável que o sacrifício das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo da luta das mulheres”, mas ressalta que o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e europeias há algum tempo e foi ratificado com a proposta de Clara Zetkin.
Compartilhe: