Revisão Geral e união dos servidores marcam evento alusivo ao Dia do Servidor Público na ALRS

Revisão Geral e união dos servidores marcam evento alusivo ao Dia do Servidor Público na ALRS

Atividade alusiva ao Dia do Servidor Público, comemorado na última segunda-feira (28/10), marcou a manhã da Assembleia Legislativa do RS, nesta terça-feira (29/10). O evento contou com a presença da diretoria do Sintergs, de entidades representativas de outras categorias do serviço público do RS e do Deputado Estadul Doutor Thiago Duarte (União Brasil).

O evento marcou a retomada da Data-base, reivindicação antiga dos servidores e que busca estabelecer uma emenda a Constituição, criando uma data limite e anual para revisão dos vencimentos dos servidores públicos.

Além disso, a atividade também deu inícios as primeiras conversas e articulações para a retomada do Movimento Unificado dos Servidores (MUS), como forma de unir as reivindicações, criando uma mobilização maior e com mais força entre os servidores públicos como forma de alcançar as reivindicações das categorias.

“O Governo do Estado nos recebe, mas com muito custo. E existe um movimento de desestruturar, segregar e dividir os servidores públicos do RS. Foi o que vimos na reestruturação recentemente aprovada pelo Governo Eduardo Leite. Por isso é importante resgatarmos o MUS, evitando a contaminação e captura de partidos do movimento. Temos que retomar o MUS com reivindicações em comum dos servidores sem contaminação partidária e assim ganharmos força para fazermos valer nossas demandas. A revisão geral dos salários, a Data-base, é uma dessas demandas, que interessa a todos”, destacou em seu discurso o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier.

Conforme a proposta de Data-base defendida pelo Sintergs, a remuneração dos servidores públicos do Estado, das autarquias e fundações públicas estaduais e os subsídios dos membros de qualquer dos Poderes, do Tribunal de Contas, do Ministério Público, da Defensoria Pública, serão revistos, na forma do § 1.º do art. 33 da Constituição do Estado, no mês de maio, de acordo com o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), extensivos aos proventos da inatividade e as pensões.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics