Servidora da extinta Fepagro integra a lista 100 Mulheres Doutoras do Agro, da Forbes

Servidora da extinta Fepagro integra a lista 100 Mulheres Doutoras do Agro, da Forbes

A servidora pública Andréia Mara Rotta de Oliveira, pesquisadora da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), está na lista 100 Mulheres Doutoras do Agro, da revista Forbes. Doutora em fitotecnia, a bióloga atua no departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura (Seapi). O ranking foi divulgado em 15 de outubro, Dia Internacional da Mulher Rural.

“Fiquei bem surpresa e, ao mesmo tempo, contente, porque é um reconhecimento do trabalho do departamento, especialmente neste período tão crítico para a pesquisa e para a ciência e pelas dificuldades que viemos enfrentando após o fechamento da Fepagro”, comenta Andréia. Na avaliação da servidora, a menção na lista da Forbes também projeta o trabalho da pesquisa gaúcha para o País.

A bióloga ingressou no Estado em 2012, quatro anos antes da Fepagro ser extinta, no final de 2016. “A identidade do pesquisador se perdeu, pois agora estamos estão diluídos na Seapi”, lamenta a servidora, lembrando que a maioria dos estados brasileiros tem uma fundação de pesquisa agropecuária como havia no Rio Grande do Sul.

Presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros pontua que este reconhecimento evidencia o grande equívoco do governo do Estado ao extinguir a Fepagro e outras estruturas há sete anos. “Além de contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário no Estado, a Fepagro era uma instituição fundamental no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, lembra o dirigente.

Confira como a revista Forbes apresentou a servidora:

“Formada em ciências biológicas, Andréia Mara Rotta de Oliveira é doutora em fitotecnia, técnica de estudo das plantas, desde 2001, com pós-doutorado em microbiologia agrícola. Nos dias atuais, ela é coordenadora da área de pesquisa em olivicultura do departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, órgão do governo do Rio Grande do Sul, estado que é o maior produtor de azeite do país.”

Clique aqui para ler a notícia da revista Forbes, publicação estadunidense que tem foco em negócios e economia.

Foto: Fernando Dias/Seapi

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics