Servidores que desenvolveram vacina oleosa contra febre aftosa são homenageados na ALRS
Servidores públicos responsáveis pelo desenvolvimento da primeira vacina oleosa em nível industrial no Brasil contra a febre aftosa, em 1983, serão homenageados pela Assembleia Legislativa do RS. A solenidade ocorre nesta quarta-feira (16/04), a partir das 11h, no Salão Júlio de Castilhos.
A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Adolfo Brito (PP), reconhecerá o trabalho pioneiro do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), localizado em Eldorado do Sul, e de seus servidores no desenvolvimento de tecnologia que foi preponderante para desenvolvimento da agropecuária do RS.
A vacina oleosa contra a febre aftosa, aprovada pelo Ministério da Agricultura em 1983, foi um marco na erradicação da doença no país. A febre aftosa é altamente contagiosa e pode causar grandes prejuízos econômicos diretos e indiretos devido às restrições comerciais impostas por países livres da doença. A vacinação é uma das principais estratégias para prevenir surtos e manter o status sanitário do rebanho, essencial para o agronegócio e as exportações brasileiras.
“Essa homenagem é mais que justa e mostra, mais uma vez, a importância do servidor público de carreira para o desenvolvimento do Estado. Sem a vacina oleosa contra a febre aftosa o RS não teria avançado na área da agropecuária”, salienta o 1º Vice-presidente do Sintergs, Danilo Krause, que será um dos homenageados.
Durante a cerimônia, receberão homenagem os servidores públicos responsáveis pelo registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em 1983, da primeira vacina oleosa contra a febre aftosa:
- Danilo Luiz Chiaradia Krause – atual 1º Vice-presidente do Sintergs, é médico veterinário e foi diretor do IPVDF na época;
- Sylio Alfredo Petzhold – atual Diretor de Assuntos Previdenciário e Saúde do Sintergs, é médico veterinário e mestre em ciências veterinárias;
- Bruno Mohrdieck (in memoriam) – médico veterinário e dirigente da equipe de febre aftosa;
- José Antonio Pires Prado – médico veterinário;
- Paulo Estanislau Reckziegel – médico veterinário e mestre em imunobiologia;
- João Carlos Freitas Teixeira – biólogo;
- Remo Pascoal Campagnolo – técnico agrícola.
Também serão lembrados o então governador Jair Soares e o secretário da Agricultura de 1984, João Jardim (in memoriam), cuja esposa, Sra. May Petersen Jardim, receberá a homenagem em seu nome.
IPVDF
O IPVDF, vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (DDPA/Seapi), é referência nacional e internacional em sanidade animal.
Além da vacina contra a febre aftosa, o instituto desenvolveu imunobiológicos como vacinas contra a raiva, peste suína clássica, beucelose, contribuindo significativamente para que o RS e, posteriormente, o Brasil alcançassem o status de zona livre de febre aftosa.
“A solenidade destaca a importância da pesquisa científica e do serviço público na promoção da saúde animal e no fortalecimento da agropecuária gaúcha. O trabalho do IPVDF e de seus servidores foi fundamental para que o Rio Grande do Sul alcançasse o status de área livre de febre aftosa, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor agropecuário do estado.”, destaca Sylio Alfredo Petzhold, Diretor do Sintergs.

Compartilhe: