Servidores que desenvolveram vacina oleosa contra febre aftosa são homenageados na ALRS

Servidores que desenvolveram vacina oleosa contra febre aftosa são homenageados na ALRS

Servidores públicos responsáveis pelo desenvolvimento da primeira vacina oleosa em nível industrial no Brasil contra a febre aftosa, em 1983, serão homenageados pela Assembleia Legislativa do RS. A solenidade ocorre nesta quarta-feira (16/04), a partir das 11h, no Salão Júlio de Castilhos.

A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Adolfo Brito (PP), reconhecerá o trabalho pioneiro do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), localizado em Eldorado do Sul, e de seus servidores no desenvolvimento de tecnologia que foi preponderante para desenvolvimento da agropecuária do RS.

A vacina oleosa contra a febre aftosa, aprovada pelo Ministério da Agricultura em 1983, foi um marco na erradicação da doença no país. A febre aftosa é altamente contagiosa e pode causar grandes prejuízos econômicos diretos e indiretos devido às restrições comerciais impostas por países livres da doença. A vacinação é uma das principais estratégias para prevenir surtos e manter o status sanitário do rebanho, essencial para o agronegócio e as exportações brasileiras.

“Essa homenagem é mais que justa e mostra, mais uma vez, a importância do servidor público de carreira para o desenvolvimento do Estado. Sem a vacina oleosa contra a febre aftosa o RS não teria avançado na área da agropecuária”, salienta o 1º Vice-presidente do Sintergs, Danilo Krause, que será um dos homenageados.

Durante a cerimônia, receberão homenagem os servidores públicos responsáveis pelo registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em 1983, da primeira vacina oleosa contra a febre aftosa:

  • Danilo Luiz Chiaradia Krause – atual 1º Vice-presidente do Sintergs, é médico veterinário e foi diretor do IPVDF na época;
  • Sylio Alfredo Petzhold – atual Diretor de Assuntos Previdenciário e Saúde do Sintergs, é médico veterinário e mestre em ciências veterinárias;
  • Bruno Mohrdieck (in memoriam) – médico veterinário e dirigente da equipe de febre aftosa;
  • José Antonio Pires Prado – médico veterinário;
  • Paulo Estanislau Reckziegel – médico veterinário e mestre em imunobiologia;
  • João Carlos Freitas Teixeira – biólogo;
  • Remo Pascoal Campagnolo – técnico agrícola.

Também serão lembrados o então governador Jair Soares e o secretário da Agricultura de 1984, João Jardim (in memoriam), cuja esposa, Sra. May Petersen Jardim, receberá a homenagem em seu nome.

IPVDF

O IPVDF, vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (DDPA/Seapi), é referência nacional e internacional em sanidade animal.

Além da vacina contra a febre aftosa, o instituto desenvolveu imunobiológicos como vacinas contra a raiva, peste suína clássica, beucelose, contribuindo significativamente para que o RS e, posteriormente, o Brasil alcançassem o status de zona livre de febre aftosa.

“A solenidade destaca a importância da pesquisa científica e do serviço público na promoção da saúde animal e no fortalecimento da agropecuária gaúcha. O trabalho do IPVDF e de seus servidores foi fundamental para que o Rio Grande do Sul alcançasse o status de área livre de febre aftosa, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor agropecuário do estado.”, destaca Sylio Alfredo Petzhold, Diretor do Sintergs.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics