Sindicato arrecada doações para ajudar afetados pelas enchentes
O Sintergs e o Emaús Porto Alegre, movimento da juventude que se reúne na Igreja Nossa Senhora do Líbano, se juntaram para comprar e arrecadar doações para comunidades quilombolas atingidas pelas enchentes: Sabugueiro, de General Câmara, Unidos do Lajeado, de Lajeado, Cruzeiro do Sul, de Encantado, e São Roque, de Arroio do Meio. Os donativos, que incluem alimentos, roupas de cama e artigos de higiene, foram entregues na quinta-feira (14/9) na Secretaria de Cidadania, Justiça e Direitos Humanos do Estado para serem enviados às comunidades.
“O apoio a estas comunidades levou em consideração que são territórios de grande vulnerabilidade social, que muitas vezes têm dificuldade de acessar algumas políticas públicas”, explica Angela Antunes de Souza, diretora do Sintergs. A dirigente conta que associados que atuam junto a estas comunidades entraram em contato com o sindicato, formando uma rede de apoio, com participação de outras instituições.
Na ação coordenada pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene), as famílias com crianças pequenas têm preferência para receberem donativos, por isso foram arrecadados mantas e toalhas de banho para bebês, fraldas, meias infantis e lenços umedecidos. Também foram angariados mantas adulto, toalhas de banho adulto, cestas básicas, arroz, feijão e artigos de higiene.
Além dos quilombolas, o Sintergs segue em campanha para apoiar servidores públicos e terceirizados do Vale do Taquari, afetados pela enchente. É possível doar um valor em dinheiro no pix chave CNPJ: 92396316000162, com a descrição enchente, na conta Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo.
Foto: Éder Pereira
Compartilhe: