Sindicato presente no lançamento da Frente em Defesa da Previdência, em Brasília
A diretora de Assuntos Previdenciários e Saúde do Sintergs, Raquel Fiori, participou nesta quarta-feira (9/8) do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública, em Brasília. A frente é formada por entidades associativas e sindicais representantes dos trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada. “É um fórum de discussão. O Sintergs está aqui para marcar posição na luta das ações desta frente”, afirmou a dirigente. O evento ocorreu na Câmara dos Deputados.
Conforme Raquel, o sindicato demonstra preocupação com as reformas previdenciárias pois geralmente elas trazem um movimento político social que acaba incidindo no bolso do servidor público ou do aposentado. “Isso faz com que o Sintergs fique atento a estas mudanças que ocorrem em Brasília para que no Rio Grande do Sul possamos tomar providências antes que o mesmo aconteça no Estado, como já ocorreu no caso da sobretaxação dos servidores aposentados e as mudanças no IPE Saúde”, compara.
O objetivo da frente é a defesa da Previdência Social, tendo em vista que a Emenda Constitucional 103/2019 trouxe mudanças que promoveram um abalo na estrutura de proteção social dos brasileiros, pois reduziu os direitos dos trabalhadores, ressalta Raquel. A frente também irá debater as regras para concessão de benefícios previdenciários, já que a emenda acabou com estas regras, e a sobretaxação de aposentados e pensionistas.
Confira o depoimento da diretora do Sintergs no evento em Brasília:
Após o lançamento da frente, foram realizadas diversas palestras sobre temas relacionados às mudanças na previdência. O seminário contemplou debates sobre a atual conjuntura, as maldades da reforma previdenciária e os impactos na aposentadoria dos trabalhadores. As mudanças para os servidores públicos, os principais prejudicados, também foram tema das palestras, assim como o confisco das aposentadorias e pensões e a luta pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555, que prevê o fim da sobretaxação dos aposentados.
Segundo Raquel, o Sintergs também marcou presença para apoiar a PEC 555 para que ela passe no Senado. Acompanhada do presidente do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP), Edison Haubert, e do diretor de Comunicação da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, Filipe Leiria, a dirigente conversou com vários parlamentares sobre a importância do andamento da proposta.
Fotos: Claudio Reis e Filipe Leiria
Compartilhe: