Sintergs conclui elaboração do Planejamento Estratégico Situacional
Após meses de reuniões de trabalho, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) elaborado pela diretoria do Sintergs foi apresentado nesta quinta-feira (4/11) para diretores e funcionários do sindicato. O plano traz a visão de futuro, os valores e os desafios do Sintergs até 2026. Também foram elaboradas ações estratégicas que vão facilitar a superação das metas. O documento contempla ainda cronograma com etapas, prazos e diretores responsáveis.
São sete desafios, entre eles ampliar o número de associados, atualizar o plano de carreira e aumentar a participação de mulheres na diretoria. Ainda foram definidas nove ações estratégicas. “O plano sinaliza um caminho a ser percorrido. E, ao ter uma definição de caminho, é possível fazer os ajustes necessários para que as ações estratégicas possam ser implementadas”, explica Paulo Roberto do Valle, supervisor de Formação Sindical da Escola Dieese, lembrando que estas metas é que vão nortear a gestão da entidade nos próximos anos.
A diretora Raquel Fiori, que acompanhou todas as etapas da elaboração do plano, considera que o resultado foi satisfatório. “Cumpriu com as expectativas e pontuou bem o principal ponto nevrálgico do sindicato”, avalia a dirigente. Segundo a diretora, algumas ações já estão em andamento, porém precisam ser aperfeiçoadas na forma de serem executadas.
O economista Ricardo Franzói, supervisor-técnico do Dieese no RS, esteve presente na reunião. Além de enfatizar que o Sintergs pode contar com o Dieese, reforçou a importância da participação de todos os dirigentes do sindicato no dia a dia da execução do planejamento.
Para a implementação do PES, serão realizados seminários e pesquisas. A ideia é fazer um monitoramento bimestral das ações do plano até o final da gestão atual. Nos anos seguintes, o planejamento prevê monitoramento quadrimestral.
Foto: Bruna Karpinski
Compartilhe: