SINTERGS em movimento: audiência pública na AL debate saúde pública no RS

SINTERGS em movimento: audiência pública na AL debate saúde pública no RS

O Sintergs participou na quarta-feira (17) de audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa com a secretária Arita Bergmann, que discorreu sobre o planejamento de ações e metas para a saúde pública no Rio Grande do Sul. Após a exposição, a gestora respondeu a questionamentos de deputados e de algumas das entidades presentes.

Na sua intervenção, o diretor de Assuntos Funcionais do Sintergs, Elpidio Jaques de Borba, que também é dirigente da CGTB/RS e membro do Conselho Estadual de Saúde, cobrou a entrada em operação do Hospital Regional de Santa Maria, entregue há quase dois anos mas sem condições de servir à população devido a “erros grosseiros”, tanto no projeto como na execução da obra, além da falta de equipamentos.

Segundo estudo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, há uma carência superior a 400 leitos no município.

O dirigente também fez duras críticas ao montante de recursos desperdiçados pelo governo estadual em duas consultorias para a mesma região, quase R$ 25 milhões, que poderiam ser aplicados na prestação de serviços à população.

A secretária frisou que já mantém um canal de discussão com o Sintergs e que pretende continuar interagindo com a entidade.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics