Sintergs faz doação para Biblioteca Comunitária Raio de Luz

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) doou uma televisão para a Biblioteca Comunitária Raio de Luz, localizada na sede da Sociedade Recreativa Beneficente Cultural Fidalgos e Aristocratas, em Porto Alegre. O espaço será inaugurado na quadra da escola de samba nesta sexta-feira (28/7), a partir das 14h. A data foi escolhida para coincidir com o mês em que se comemora o lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O ECA sustenta tudo, inclusive a criação da biblioteca, que é uma ação de política pública. Queremos que as crianças, os adolescentes e as famílias conheçam o estatuto e se reconheçam como cidadãos”, comenta a assistente social Susane Beatris dos Santos Souza. Idealizadora do projeto, Susane tem uma história de vida dentro da escola de samba. A proposta surgiu a partir da vontade de ampliar o trabalho realizado com a comunidade na festa Raio de Luz, que ocorre na Fidalgos e Aristocratas desde 2007 no Dia das Crianças.

“O sindicato, que também tem uma função social, apoia a criação da biblioteca, um espaço lúdico e de aprendizado. Precisamos de ações, já que os governos estadual e municipal reduzem cada vez mais as políticas de apoio às comunidades”, afirma Angela Antunes de Souza, diretora do Sintergs, que participou da entrega da televisão doada pelo sindicato na terça-feira (25/7).

Antes de abrir as portas do espaço cultural, Susane buscou informações sobre seu funcionamento. Conversou com uma amiga bibliotecária, fez cursos e filiou a Raio de Luz na Rede Beabah – Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul. Estão disponíveis mais de 600 títulos, entre literatura infantil, juvenil e adulta. O local estará aberto às quintas-feiras e aos sábados, das 13h às 17h.

Além da biblioteca, está nos planos instalar um telecentro e fazer da quadra da Fidalgos um local de atividades, como palestras e rodas de conversa. O objetivo é promover oficinas para mulheres nas áreas de assistência social, saúde e educação. “Vamos falar sobre as políticas públicas como um todo. A proposta é auxiliar, desde ajudar a encaminhar uma documentação para acessar serviços, até elaborar um currículo”, exemplifica Susane.

A biblioteca busca apoio para qualificar o espaço. Susane mandou confeccionar lápis personalizados, que pretende comercializar para reverter em lanches para os frequentadores. Quem quiser apoiar o projeto, a Raio de Luz aceita doações de computadores, impressora, datashow e estantes com prateleiras para os livros infantis. Mais informações na página do Instagram: @biblioraiodeluz

Foto: Karen Viscardi