Sintergs lamenta falecimento de Paixão Côrtes

Sintergs lamenta falecimento de Paixão Côrtes

É com profundo pesar que o Sintergs lamenta o falecimento de João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, mais conhecido como Paixão Côrtes.

Tradicionalista, folclorista, referência no estudo da identidade do gaúcho, Paixão Côrtes era servidor público de nível superior. Atuou como zootecnista da Secretaria Estadual da Agricultura do RS.

Filho de pai agrônomo e mãe com dotes musicais, Paixão Côrtes formou-se em Agronomia na UFRGS, exerceu a profissão, mas sua vocação para o trabalho com a música e dança, características da região onde viveu, sempre falou mais alto.

Paixão Côrtes morreu nesta segunda-feira (27/08), aos 91 anos. Ainda não se sabe a causa da morte do tradicionalista, que estava na CTI do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, desde 18 de julho após fraturar o fêmur em uma queda e passar por uma cirurgia. Em situação delicada pela idade avançada, Paixão Côrtes sofreu algumas complicações pós-cirúrgicas.

O folclorista deixa como legado importante, não só para o movimento tradicionalista, mas para a sociedade brasileira, a necessidade de se valorizar as coisas que são nossas.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics