Sintergs marca presença em abraço coletivo de funcionários à Fundação Zoobotânica em protesto contra sua extinção
Com camisetas brancas com dizeres “ameaçada de extinção”, centenas de pessoas realizaram um abraço coletivo em torno da Fundação Zoobotânica (FZB), na manhã desta terça-feira (29), em Porto Alegre. O Sintergs foi representado pelo Diretor de Assuntos Funcionais e Qualificação Técnica, Elpídio Jaques de Borba.
De acordo com pacote de maldades do Goverbo Sartori, a Fundação Zoobotânica é uma das nove que seriam cortadas. No ano passado, o Palácio Piratini já havia tentando propor a extinção da FZB, como medida de corte de gastos, com o PL 300/2015. Protestos de funcionários e ambientalistas, porém, colocaram pressão nos deputados e a pauta travou na Assembleia Legislativa.
Entre os serviços prestados pela FZB, além das pesquisas, estão os licenciamentos ambientais e a criação de soros anti-ofídicos com venenos de serpentes nativas da região Sul do País. Atualmente, o serviço é realizado apenas pela Fundação, aqui, e pelo Instituto Butantã, em São Paulo.
Santo Ângelo
Já os funcionários da 12º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) realizaram protesto na tarde de segunda-feira (28/11), em frente ao antigo prédio do Banrisul, na avenida Brasil, em Santo Ângelo.
O objetivo foi chamar atenção do Governo do Estado quanto a reivindicação de ceder o prédio abandonado para a 12º CRS.
Pelo fato de o prédio pertencer ao Estado, os funcionários estimam uma economia, uma vez que, desde que o prédio do antigo Banrisul foi desocupado, foi gasto R$ 400 mil só de aluguel para abrigar a 12º CRS.
Compartilhe: