Sintergs participa de Grande Expediente na Assembleia em desagravo a servidores grevistas

Sintergs participa de Grande Expediente na Assembleia em desagravo a servidores grevistas

Com o nome de “O estranho caso do Estado que almeja crescer atacando os professores e o serviço público”, o Grande Expediente da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (3) homenageou professores e funcionários públicos em greve contra o pacote da morte sugerido pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Proposto pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), o desagravo teve representantes de vários sindicatos e entidades representativas de funcionários e servidores. O Sintergs foi representado pelo diretor de Assuntos Previdenciários e Saúde, Danilo Krause. Estiveram na mesa também representantes do Cpers, Sindsepe e Fessergs, entre outras entidades.

As galerias estiveram parcialmente ocupadas por servidores grevistas, contrários ao pacote de Leite. Uma parte, porém, foi reservada para CCs de deputados da base de apoio do governo, que foram defender as medidas de reforma administrativa – que acasbam com direitos históricos da categoria, com o plano de carreira do magistério e, em alguns casos, até reduz salários.

O deputado Valdeci Oliveira fez um discurso contundente contra o pacote, que classificou como “vilania”. Disse que os parlamentares, da situação e da oposição, estão sendo inundados por mensagens de servidores desesperados com os efeitos práticos do pacote. “É uma pérola de cinismo para quem, na campanha eleitoral do ano passado, dizia que tinha um compromisso com os funcionários e professores deste Estado e que iria solucionar a questão do atraso nos salários até o fim de 2019”, disse o parlamentar.

A cada aparte de deputados ou deputadas contra o pacote, as galerias reagiam com gritos de “retira” ou de “mentiroso” – direcionados, claro, ao governador. Também foras ouvidos gritos de “Fora, Leite”.

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics