Sintergs participa de panfletagem no CAFF contra o desmonte do IPE Saúde
Representantes de entidades da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP), da qual o Sintergs faz parte, participaram de panfletagem em defesa do IPE Saúde. A mobilização ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (24/4) no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre.
De acordo com o diretor de Comunicação do Sintergs, Valdir Bandeira Fiorentin, houve uma grande receptividade por parte dos servidores, que queriam entender mais detalhes sobre o projeto de reestruturação do IPE Saúde, proposto pelo governador. Além dos trabalhadores do CAFF, também foram abordados políticos e autoridades que participavam de um evento na Seduc: o vice-governador, Gabriel Souza, o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene, secretários estaduais, como o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e deputados estaduais.
O Sintergs denuncia que o diagnóstico apresentado por Eduardo Leite na semana passada sobre o instituto deixou de fora a principal causa do déficit de cerca de R$ 36 milhões mensais do IPE Saúde. As perdas salariais do funcionalismo, que já chegam a quase 60%, impactam na receita do instituto.
Somada à defasagem provocada pelo próprio governo, a crise tem relação direta com a não cobrança dos devedores e a má gestão. O Estado se apropria das receitas oriundas de imóveis do Fundo de Assistência à Saúde (FAS) e dos descontos sobre os precatórios pagos aos servidores. Em ambas as situações, os recursos deveriam ser aplicados no instituto.
Fique atento
Nesta quarta-feira (26/4), a FSP organiza um ato unificado em defesa do IPE Saúde e da revisão geral dos salários. A concentração será às 9h, em frente ao IPE Saúde, em Porto Alegre. Após, será realizada uma caminhada até o Palácio Piratini. O sindicato fornecerá atestado aos participantes.
Importante
O Sintergs está organizando caravanas do Interior para que os associados se desloquem com as despesas de passagem e alimentação custeadas. Interessados em participar devem fazer contato com o representante regional. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo telefone (51) 3025-0011 ou pelo e-mail [email protected]
Foto: Thayse Ribeiro/Divulgação Cpers
Compartilhe: