Sintergs participa de reunião sobre a reestruturação na SPGG

Sintergs participa de reunião sobre a reestruturação na SPGG

Na tarde desta quinta-feira (17/8), o Sintergs participou de reunião com a assessora especial do gabinete da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Iracema Castelo Branco, para tratar sobre a reestruturação das carreiras e as dez horas trabalhadas e não pagas pelo Estado aos especialistas em saúde que têm dedicação exclusiva. No encontro, que ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), o sindicato também cobrou a concessão da Gratificação de Estímulo à Defesa e ao Fomento Agropecuário (GDEFA) para os pesquisadores da extinta Fepagro.

“Nesta reunião tivemos mais clareza do que está acontecendo, pois foram apresentadas informações concretas sobre os estudos que estão sendo elaborados”, avaliou o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, lembrando que é necessário manter a luta. No encontro, Iracema informou que o governo do Estado está pesquisando sobre como é a estrutura das carreiras públicas em outros estados.

A assessora disse ainda que a área técnica está avaliando cargo por cargo no que diz respeito ao número de vagas, salários e promoções, por exemplo. No caso dos analistas, ressaltou que há 33 cargos com formações distintas e os mesmos salários. Sobre as 40 horas trabalhadas pelos especialistas em saúde, garantiu que o processo está em andamento e que o Estado já tem o cálculo do impacto financeiro. Por fim, Iracema afirmou que a reestruturação é uma das prioridades do governo.

No entanto, lembrou Iracema, a lei de responsabilidade fiscal e o limite prudencial ainda são impeditivos. Disse que ainda é necessário saber qual o espaço financeiro que o Estado tem para executar o projeto. A assessora informou que o governo aguarda resultado do relatório fiscal, documento que é quadrimestral e deve ser publicado na segunda quinzena de setembro. Por este motivo, a próxima reunião já ficou agendada para o dia 3 de outubro.

Durante o encontro desta quinta-feira, os dirigentes do SIntergs fizeram questionamentos sobre a retomada do diálogo e sobre as intenções do governo em relação ao prazo para encaminhar o projeto. Também estavam presentes no encontro o vice-presidente Danilo Luiz Chiaradia Krause, e os diretores de Política Salarial, Guilherme Toniolo, de Comunicação, Valdir Bandeira Fiorentin, e de Assuntos Regionais e Setoriais, Nelcir André Varnier.

Nos corredores do 21º andar, servidores fizeram mobilização em defesa da reestruturação e do pagamento das dez horas da Saúde.

Fotos: Bruna Karpinski

Compartilhe:

Verified by ExactMetrics