Unificação da CTB e CGTB fortalece movimento sindical

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) aprovou, no sábado (14/8), em São Paulo, a unificação com a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), fortalecendo o movimento sindical. O bancário Adilson Araújo, da Bahia, foi reeleito para a presidência, com apoio de sete vice-presidentes, incluindo o presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira, conhecido por Bira.

A conjuntura impõe a formação de uma ampla frente social e política para deter a crise sanitária, mudar a política econômica e promover a recuperação da economia e do emprego, considera Araújo. Ao entregar a bandeira da CGTB para o presidente da CTB, Bira falou do gesto simbólico. “Pela nação, pela democracia, pela liberdade do povo, guarde com carinho esta bandeira. Você vai estar contando com verdadeiros guerreiros que vão dar o sangue e a vida pela nossa central e pelo nosso país”, discursou Bira, emocionado.

O presidente do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), Antonio Augusto Medeiros, membro da executiva nacional da CTB e secretário de serviço público da CTB-RS, diz que a fusão das duas centrais aumenta a representatividade. “É o fortalecimento da luta dos trabalhadores por uma política nacional de desenvolvimento que supere a dependência, combata o imperialismo e promova a justiça social e a democracia”, afirmou.

A nova gestão da CTB-RS tem quatro representantes do Sintergs na nominata. Dois fazem parte da diretoria executiva: o presidente do sindicato, Antonio Augusto Medeiros, e o diretor de Assuntos Regionais, Nelcir Varnier; e dois membros na diretoria plena: a diretora-secretária do sindicato Angela Antunes e o diretor vice-presidente Elpídio Jaques de Borba.

Pela primeira vez na história da CTB, a diretoria executiva terá maioria feminina. Dos 73 integrantes, 38 são mulheres, o equivalente a 52%.

Foto: Divulgação CTB