2º Prêmio Sintergs de Jornalismo divulga finalistas

A comissão julgadora do 2º Prêmio Sintergs de Jornalismo concluiu a análise dos 61 trabalhos inscritos no concurso e definiu os profissionais e veículos finalistas. Na categoria On-line, disputam 1º, 2º e 3º lugar reportagens da Agência Pública, do Jornal JÁ e do site Sul21. Em Impresso, repórteres de Correio do Povo e Zero Hora concorrem ao prêmio. O site Brasil de Fato RS, o jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, e GZH estão no páreo na categoria Fotografia. Na categoria Eletrônico, estão na disputa reportagens da Rádio Gaúcha e da RBS TV. Na categoria Estudante, destaque para a participação de graduandas em Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com trabalhos publicados no jornal Correio do Povo e na Sextante – Revista da Ufrgs.

Os vencedores do concurso serão conhecidos em cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 14 de dezembro, na sede do sindicato, para convidados. O diretor de Comunicação do Sintergs, Valdir Fiorentin, ressalta a importância do projeto para ampliar os espaços ocupados pelo sindicato na imprensa e, assim, levar à população mais informações sobre o papel dos servidores públicos. “A realização do Prêmio Sintergs de Jornalismo vai ao encontro do que acreditamos enquanto sindicato: a necessidade de valorização dos trabalhadores, sejam do serviço público ou da imprensa ”, afirma o dirigente.

Confira, abaixo, quem são os profissionais e os trabalhos finalistas do 2º Prêmio Sintergs de Jornalismo:

Finalistas – Categoria On-line

Cleber Dioni Tentardini – Jornal JÁ
Travessia de Viamão (3): “Temos que conciliar uso com preservação”, diz gestora da APA do Banhado Grande

Luís Eduardo Tebaldi Gomes – Sul21
Em 8 anos de congelamento salarial, incentivos fiscais aumentaram 71,6% no RS

Silvia Franz Marcuzzo – Agência Pública
Governo do Rio Grande do Sul engavetou planos para lidar com mudanças climáticas

Finalistas – Categoria Impresso

Carlos Rollsing Braga – Zero Hora
O que defendem os críticos da reforma do IPE Saúde

Mauren Xavier, Karina Reif e Simone Schmidt – Correio do Povo
Impacto no serviço público

Paulo Egídio – Zero Hora
Vidas sob o acúmulo dos consignados

Finalistas – Categoria Fotografia

Alencar Fabrício da Rosa – Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul
Voo à liberdade

Jonathan Heckler – GZH
Corpo de Bombeiros controla incêndio no litoral

Jorge Leão – Brasil de Fato RS
Olhar do abandono

Finalistas – Categoria Eletrônico

Cid Martins e Kathlyn Moreira – Rádio Gaúcha
Crimes Ambientais – O Preço da Multa Não Paga

Cristine Ribeiro Gallisa – RBS TV
Assembleia do RS aprova aumento salarial para governador e deputados

Eduardo Matos – Rádio Gaúcha
Saúde em risco: desarticulado esquema de venda de próteses ortopédicas vencidas

Finalistas – Categoria Estudante*

Flávia Simões, estudante de Jornalismo da UFRGS – Revista Sextante, da UFRGS
Profissão: encontrar respostas

Leticia Menezes Pasuch, estudante de Jornalismo da UFRGS – Correio do Povo
Perfil: Mônica tem a atenção para a sétima arte no Estado

* Na categoria Estudante, somente dois trabalhos atenderam as exigências do regulamento.