Governo reconhece a escassez de servidores e anuncia concurso, demanda antiga do Sintergs
O governo do Estado do Rio Grande do Sul autorizou nesta quinta-feira (15/1) a realização de concurso público para 3.429 vagas, sendo 1,5 mil para professores e 948 para a secretaria da Saúde. Eduardo Leite também divulgou a nomeação de 259 servidores para as secretarias da Fazenda e do Planejamento, Governança e Gestão. Na avaliação do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), finalmente o governo reconhece a escassez de servidores e anuncia concurso, uma demanda antiga do Sintergs.
“Apesar de ainda não haver data para a realização do novo concurso, a notícia é positiva. Os servidores de áreas como a Saúde ficarão menos sobrecarregados e a população também será beneficiada”, avalia o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros. No entanto, o dirigente pontua que alguns serviços foram esquecidos, como na Agricultura, no Meio Ambiente e no Turismo. Nestas pastas, também há redução do número de servidores devido a aposentadorias e pedidos de exoneração.
Medeiros também ressalta que o ideal seria que o concurso seja realizado a partir de uma nova matriz salarial com vencimentos por subsídios, que consiste na junção do salário base com as gratificações. “Várias categorias já recebem desta forma, é uma segurança para os servidores e também para o Estado, que consegue ter maior previsibilidade na folha de pagamento”, explica o presidente do Sintergs.
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Compartilhe: