Abaixo-assinado contra reforma da Previdência mobiliza Sintergs

O Sintergs coletou nesta terça-feira (9) em Porto Alegre mais de 2.300 assinaturas de pessoas contrárias à reforma da Previdência em tramitação no Congresso. Durante todo o dia, a banca de coleta permaneceu na Praça XV, centro da cidade, com banners e distribuição de cartilhas que alertam para a perda de direitos que a proposta do governo representa.

Em alguns momentos do dia, houve filas de pessoas para aderir ao abaixo-assinado, organizado pelas principais centrais sindicais do país e endereçado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). O texto conclama os parlamentares a votarem contra o texto da PEC 6/2019, que estabelece novas regras para as aposentadorias.

“A Proposta de Emenda à Constituição dificulta o acesso à aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e de trabalho, diminui o valor dos benefícios e ameaça a existência da seguridade social (aposentadoria, benefícios da assistência social, como o BPC e as políticas de saúde). Enquanto isso, a PEC 6/2019 não combate a sonegação das empresas devedoras da Previdência, mantém privilégios e incentiva a Previdência privada (os planos de capitalização), que só beneficiam os banqueiros”, diz texto do abaixo-assinado.

A meta é coletar 1 milhão de assinaturas em todo o país até 1º de Maio, quando atos unitários nas principais cidades brasileiras terão como eixo de luta a derrota da proposta no Congresso.

A busca de adesões ao abaixo-assinado iniciou na segunda-feira (8) no Centro Administrativo do Estado. Nesta quarta-feira (10), a banca de coleta de assinaturas está localizada na entrada do Sanatório Partenon (avenida Bento Gonçalves, 3722).