Atenção: criminosos aplicam novo golpe contra credores de precatórios
O Tribunal de Justiça do RS (TJRS) alerta para um novo tipo de golpe contra detentores de precatórios. O nome de um advogado, com número de registro falso da OAB, vem sendo utilizado para exigir pagamento indevido de honorários de credores de precatórios. É enviada correspondência em papel para o endereço dos credores, informando telefone para tratar da liberação de pagamento.
Em fevereiro, o TJRS havia denunciado outro tipo de fraude. Um golpista telefonava ou enviava mensagem de WhatsApp para o credor, anunciando a liberação do precatório, mas exigindo pagamento para emitir uma suposta declaração de isenção de Imposto de Renda. O estelionatário chegava a enviar um alvará falso, atestando a quitação. Estes casos ocorreram principalmente na Comarca de Triunfo e na região da Campanha.
O TJRS informa que nenhum valor é cobrado pelo Serviço de Processamento de Precatórios para a liberação da parcela preferencial ou superpreferencial ou mesmo para o pagamento do saldo ou integralidade do crédito do precatório.
Informações
Os credores podem obter informação junto ao Serviço de Processamento de Precatórios, que está habilitado a atualizar sobre a situação do precatório, previsão de pagamento e possibilidade de pedido/recebimento da parcela superpreferencial por doença grave, deficiente ou idoso.
Se você tem o número do precatório, pode acompanhar o pagamento de seu crédito no site do TJ, no link: www.tjrs.jus.br/novo/processos-e-servicos/precatorios-e-rpv/pesquisa-de-precatorios/
Em caso de dúvidas, contate o setor de precatórios pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3210-7293 e 3210-7291.
Fonte: TJRS
Imagem: Reprodução TJRS
Compartilhe: