Associados aprovam prestação de contas de 2020

Mais de 60 associados de todas as regiões do Estado participaram nesta quarta-feira (31/3) de assembleia geral ordinária do Sintergs. Na pauta da reunião, que ocorreu de forma virtual, estava a prestação de contas e o balanço financeiro do ano de 2020, o primeiro da atual gestão. Ambos foram aprovados por unanimidade. Entre uma fala e outra, os presentes aproveitaram para conversar, já que muitos não se vêem há mais de um ano.

Presidente do Sintergs, Antonio Augusto falou sobre os desafios enfrentados pelo movimento sindical, trabalhadores e população ao longo da pandemia. O dirigente pontuou também sobre o agravamento das dificuldades econômicas e sociais da população devido à falta de uma gestão eficiente dos governantes no enfrentamento ao coronavírus.

“Foi um ano em que tivemos de nos reinventar no exercício da ação sindical. Atuamos à distância e exercemos o papel social do sindicato apoiando movimentos sociais. Também intensificamos as ações de representação na imprensa e o diálogo com os servidores, construindo perspectivas para que os ataques aos serviços públicos possam ser contidos. Neste momento de pandemia, fica evidente que somente com os serviços públicos fortes poderemos ultrapassar esse momento tão crítico no Estado e no país”, acredita Medeiros.

O presidente do Sintergs pontuou que 2020 foi um ano de bastante trabalho. Em sua apresentação, destacou as principais ações do sindicato no período, entre elas a participação no Comitê Popular para arrecadação de alimentos para comunidades vulneráveis. Também falou sobre as denúncias feitas ao MP em prol de condições de trabalho dignas e das ações judiciais pela garantia de direitos.

Em relação à comunicação com os associados, imprensa e sociedade, Medeiros ressaltou a criação dos grupos oficiais de WhatsApp, destinados ao compartilhamento de informações; o fortalecimento da presença do sindicato nos meios de comunicação; e o lançamento de cartilha com pesquisa feita em parceria com a PUCRS sobre corrupção no serviço público.