Caminhada reafirma mobilização de funcionários e professores em greve contra o pacote da morte

Centenas de pessoas realizaram na manhã desta quinta-feira (5) mais uma caminhada da greve geral de funcionários e professores contra o pacote da morte do governador Eduardo Leite e pelo fim do parcelamento dos salários. A caminhada foi puxada pelo Sintergs, Sindsepe e Sindicaixa.

O ato teve concentração no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) logo nas primeiras horas da manhã. Às 10h, os manifestantes saíram em caminhada pelas principais ruas do Centro de Porto Alegre até o Mercado Público. Com lideranças se revezando nos discursos no carro de som, a caminhada distribuiu material informativo sobre as razões da greve para a população.

A receptividade foi positiva. Muitas pessoas transmitiam mensagens de apoio à greve e aos servidores, além de aplaudirem a passagem da marcha. Várias categorias participaram da caminhada, entre elas o pessoal do Daer, servidores ligados ao Sindsepe, ao Sindicaixa e ao Sintergs. Também havia muitos representantes dos trabalhadores em educação, com faixas e cartazes de suas respectivas escolas.

A disposição dos manifestantes é de permanecer em greve até a retirada do pacote de Eduardo Leite, enviado à Assembleia no dia 13 de novembro. Entre outras aberrações, as medidas taxam aposentados que ganham menos de R$ 5 mil com descontos previdenciários, hoje isentos, retira a possibilidade de incorporação de vantagens de carreira às aposentadorias e, em alguns casos, reduz salários de servidores.

Também os servidores da segurança pública, especialmente da Brigada Militar, realizaram caminhada no início da tarde contra o pacote da morte. A categoria realiza assembleia na Praça da matriz nesta quinta-feira e discute a possibilidade de aquartelamento (o pessoal da segurança não pode fazer greve) como reação às medidas.