Centenas de servidores públicos foram às ruas protestar contra a PEC 32

Centenas de servidores federais, estaduais e municipais se manifestaram durante a quarta-feira (18/8) contra a reforma administrativa. No dia de mobilização nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, o Sintergs esteve presente nos três atos organizados em Porto Alegre, que encerrou na Esquina Democrática, com participação de mais de 300 pessoas.

A chuva não impediu as atividades pela manhã, em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde uma centena de servidores protestaram contra o projeto de Bolsonaro e Guedes. No começo da tarde, a água voltou a cair após às 15h40min, encerrando um pouco mais cedo o segundo ato do dia. Durante todo o dia de mobilização, dirigentes de centrais sindicais e sindicatos discursaram, alertando sobre os riscos para o funcionalismo e para os serviços oferecidos à população, caso a reforma administrativa seja aprovada. Também participaram movimentos sociais, líderes estudantis e de partidos políticos.

“A PEC 32 vem com o discurso de sempre: se não for aprovada, o Brasil vai falir. As reformas trabalhista, da previdência e administrativa servem apenas para tirar direitos, sucatear os serviços públicos e prejudicar a população. A reforma afeta os direitos dos servidores, a estabilidade, as carreiras e os aposentados. Mas afeta, principalmente, os usuários dos serviços públicos. Quem mais perde é a população de baixa renda, as comunidades periféricas. A defesa é por nossas carreiras e pelo bem-estar e atendimento à população, por serviços públicos de qualidade”, afirmou Angela Antunes, durante discurso em frente ao HPS.

Para o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros, que falou em nome da CTB, o dia de hoje é um dia de luta pelo serviço público. “É importante este ato para que possamos dialogar com a população sobre o que está em jogo: o fim do SUS, o fim de uma política de segurança pública, o extermínio do artigo sexto da constituição que foi conquistado com muita luta e que garante os direitos fundamentais. Vamos derrotar a PEC 32, que aproveita o momento de pandemia para tomar de assalto o Estado nacional”, alerta o dirigente. Medeiros lembrou que o país soma mais de 570 mil mortes. “Seria muito pior se não tivéssemos o serviço de saúde com a capilaridade que o país tem. Por isso, este é um momento de luta e de unidade. Não à PEC 32”, disse o presidente do Sintergs.

Estiveram presentes representantes das centrais sindicais CTB, CUT, Intersindical, CSP Conlutas e Pública. Dos sindicatos dos servidores, participaram, além do Sintergs, Simpa, CPERS, Sindjus, Simpe, Sindpers, Sintrajufe, Assurgs, Adufrgs, Sindisaúde, Afocefe Sindicato, Sindsepe-RS e Sindicaixa.

Fotos: Carlos Macedo