Comunicação como estratégia de fortalecimento do sindicato

Artigo de Valdir Bandeira Fiorentin
Diretor de Comunicação do Sintergs
*

A comunicação sindical é uma ferramenta essencial para a organização, mobilização e conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos e deveres, bem como para a divulgação das lutas e conquistas do movimento sindical. Em um cenário de desvalorização dos trabalhadores, promovido pelos últimos governos ultraliberais, a comunicação sindical se torna ainda mais relevante.

Nos últimos dez anos, os trabalhadores públicos sofreram ataques e estiveram constantemente defendendo os poucos direitos que ainda têm. Foram anos de luta e resistência. A extrema direita mostrou sua cara: fomento ao individualismo, preconceito explícito, políticas armamentistas, genocídio indígena, negacionismo científico e apoio a guerras. Neste contexto, o sindicalismo e a comunicação sindical foram importantes ferramentas de resistência.

O Sintergs promoveu diversas iniciativas de longo prazo para a consolidação de políticas progressistas, como a criação da Fundação Nhandé Kueri. Trata-se de espaço para qualificação do servidor público, que tem como propósito a formação político-sindical, o desenvolvimento humano inclusivo e continuado, a produção de conhecimento para atuação na realidade social em que estes trabalhadores estão inseridos e a formação voltada ao cumprimento das funções de Estado. A Fundação Nhandé Kueri é um exemplo de como a gestão 2020-2023 do Sintergs buscou ampliar o diálogo e a cooperação entre os servidores, as entidades sindicais, as instituições públicas e a sociedade civil.

Outra iniciativa é o Prêmio Sintergs de Jornalismo, que reconhece trabalhos jornalísticos e veículos de imprensa que contribuem para mostrar à sociedade a relevância do trabalho dos servidores públicos do Poder Executivo do Estado. O concurso é uma forma de incentivar a produção de conteúdo de qualidade sobre o serviço público e de fortalecer a relação entre o sindicato e a imprensa.

Além dessas iniciativas, a gestão do presidente Antônio Augusto se empenhou em aprofundar as relações intersindicais e com a sociedade. E é por isso que o sindicato fortaleceu a participação na Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP), que reúne mais de vinte entidades do serviço público estadual. A FSP atua em defesa dos direitos dos trabalhadores e na resistência aos ataques do governo.

A comunicação sindical é uma estratégia fundamental para o fortalecimento do sindicato e da categoria, para a construção de uma imagem positiva do serviço público e para a promoção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária. Como servidor público e sindicalista, tenho orgulho em fazer parte dessa história e convido a todos a se engajarem nessa missão.

Foto: Carlos Macedo

* Artigo publicado no Informativo do Sintergs – edição nº 70 – Dezembro/2023